CLOSE
1 de novembro de 2015

Novembro Azul também é destaque em ações do Grupo Solução & CIA

O mês de novembro dá continuidade à importância do Outubro Rosa com a campanha Novembro Azul, chamando agora a atenção para os homens sobre o combate ao câncer de próstata. A ação, de caráter mundial, é organizada no Brasil pelo Instituto Lado a Lado Pela Vida e possui diversos parceiros, como a Sociedade Brasileira de Urologia. O Grupo Solução & CIA também abraça a causa e acredita na difusão de informações como instrumento para ajudar a reduzir os casos da doença.

O Grupo Solução & CIA vai difundir, ao longo do mês, mensagens instrutivas direcionadas aos homens, principal foco da campanha. Homens a partir de 50 anos precisam realizar o exame de toque retal anualmente para que o médico verifique o tamanho e a densidade da glândula. O câncer faz com que ela endureça e fique maior, por causa da multiplicação desordenada das células. Se o homem for negro ou possui casos de câncer de próstata na família (irmão, pai ou tio), deve realizar o exame de toque retal anualmente a partir dos 45 anos.

Se a doença for diagnosticada no início, as chances de cura são de 90%, por isso o Novembro Azul busca, principalmente, reduzir o preconceito, o medo e a vergonha dos homens. Como não há sintomas na fase inicial, o exame de toque retal precisa ser realizado. Apenas quando o médico encontra alterações são solicitados outros exames, como o PSA, o ultrassom transretal e a biópsia. Fugir do exame íntimo dificulta a identificação da doença e as chances de cura.

O Câncer de Próstata: fase avançada e fatores de risco

Como não há sintomas na fase inicial, apenas com o avanço da doença o paciente pode sentir desconfortos como dores nos ossos, dor e vontade frequente de urinar, e eliminar sangue na urina ou com o sêmen. Existe tratamento para cada estágio, mas a cura fica mais distante e os efeitos de cada tratamento não são aconselháveis quando a doença pode ser identificada no início.

Familiares, amigos e cônjuges devem aconselhar os homens a procurar o médico urologista e realizar os exames preventivos. Em geral, os homens são mais resistentes a cuidar da saúde e, quando procuram ajuda, o estado de saúde pode ser um agravante para qualquer quadro de enfermidade. É importante observar casos câncer de próstata na família (irmão, pai ou tio) e se esses homens são obesos. Estes são os principais fatores de risco para o desenvolvimento da doença – uma alimentação à base de gordura animal e pobre em vegetais pode colaborar para o surgimento da doença também.

No Brasil, o câncer de próstata é o segundo tipo de câncer mais diagnosticado e, devido à maior incidência na população afrodescendente, homens negros devem redobrar a atenção, especialmente realizando os exames preventivos a partir dos 45 anos.

Cuidar da saúde é coisa de homem!

O Grupo Solução & CIA cuida do que é importante e, por isso, aposta em ações que visam o bem estar de todos, como o Novembro Azul. Colaboradores, clientes e qualquer interessado em divulgar o material oficial da campanha pode acessar o site do Instituto Lado a Lado Pela Vida ou consultar o site do Instituto Nacional do Câncer para mais informações, e difundir as peças com dicas que serão disponibilizadas ao longo do mês de novembro por diversas organizações. Apesar dos meses em que as campanhas são realizadas, os cuidados devem ser lembrados mensalmente.

O debate sobre o assunto ajuda a diminuir as estatísticas da doença e combater o preconceito dos homens, bem como alertá-los sobre os fatores de risco. Os mitos e as informações de pouca profundidade precisam ser esclarecidos com conteúdo atualizado, e é fundamental conhecer o histórico de doenças da família e os hábitos dos homens, por isso a sensibilização de colaboradores e das redes de relacionamento é uma preocupação do Grupo Solução & CIA. Além de e-mails e mensagens via mobile, ações pontuais serão realizadas no escritório do Grupo.

Informações adicionais

Os serviços públicos de saúde, como o Disque Saúde (ligação gratuita para 136), o INCA e o Instituto Lado a Lado Pela Vida estão preparados para orientar os homens acerca do câncer de próstata. Em todo caso, um médico urologista deve ser consultado. Em 2015, a campanha também ganhou um site exclusivo, acesse: www.novembroazul.com.br