CLOSE
16 de setembro de 2015

Grupo Solução & CIA destaca ações para preservação ambiental

No dia 21 de Setembro é comemorado o Dia da Árvore, em função da véspera do início da Primavera no Hemisfério Sul. O dia 22 de setembro, além do começo da nova estação, sinaliza a ação do Dia Mundial Sem Carro. A preservação ambiental é uma constante indispensável para a instrução de todos e o Grupo Solução & CIA destaca ações que apóiam seu contexto.

É preciso refletir sobre a importância dos recursos naturais, e o espaço urbano contemporâneo carece de áreas verdes, praças, parques, canteiros e jardins devido à priorização da circulação de automóveis. A natureza investe em compensações estressantes com o desenvolvimento das cidades, principalmente quando elas se expandem com erros de planejamento.

O mercado de administração condominial tem despertado para ações que contribuam para um desenvolvimento sustentável como, entre outras, a manutenção do paisagismo dos empreendimentos e áreas adjacentes, o uso racional de energia elétrica, gás e água, e soluções inovadoras para a gestão de resíduos, entre outras. O Grupo Solução & CIA utiliza-se da experiência com diversos tipos de clientes, de condomínios residenciais e empresariais de grande porte, para inovar em processos que aperfeiçoem modelos de gestão mais sustentáveis, além de instruir o grande volume de condôminos que compartilham áreas e serviços em comum.

Apesar da agenda de campanhas sensibilizadoras de grande visibilidade, a mudança cultural é lenta. É recorrente o esforço de ações educativas que priorizas pessoas para que não haja descarte de resíduos em espaços inapropriados, pelas janelas de casa ou de veículos nas vias públicas. O vento e as chuvas podem carregar os materiais para outros locais, causando transtornos de maiores proporções. Na inexistência de lixeiras em locais públicos, além de guardar o lixo até encontrar um container apropriado, o cidadão deve comunicar aos órgãos responsáveis, bem como estimular e adotar a coleta seletiva em sua região. As pessoas absorvem parcialmente estes apelos, e continuam a ignorar o desequilíbrio ecológico.

Outros acidentes comuns são os incêndios, causados a partir de pequenos focos. Ponta de cigarro ou qualquer matéria em combustão lançada sobre áreas verdes, mesmo que seja em vegetação rasteira, pode gerar queimadas de grandes proporções.  A devastação de florestas preservadas nas cidades ainda é complementada com o desmatamento desautorizado ou a retirada de frutos, folhas e flores de plantas. A área verde no perímetro urbano é um espaço para apreciação de todos, sem mensurar sua importância para a fauna local, e a mudança cultural para o uso consciente dos recursos naturais começa em casa, na escola e no trabalho.

Boas práticas

O espaço urbano é modificado constantemente, e o impacto de pequenas construções ou condomínios de grande porte é relevante para um planeta que possui recursos naturais utilizados com maior velocidade que sua capacidade de renovação, como a água potável e uma atmosfera ideal para a sobrevivência dos seres vivos.

O Grupo Solução & CIA, ao investir em uma sede modernizada, também buscou materiais ecologicamente corretos, cuja compra representou, por exemplo, o equivalente à redução de 5 toneladas de gases causadores do Efeito Estufa, ao consumo de energia elétrica de uma casa durante um ano ou ao consumo de 2245 litros de gasolina. O uso racional de água, energia e papel no ambiente de trabalho e nos condomínios geridos pelo Grupo também são estimulados.

Dia Mundial Sem carro

A chegada da Primavera no dia 22 de setembro também marca o Dia Mundial Sem Carro, e o Grupo Solução & CIA ressalta a importância de estimular o uso de transporte público, coletivo, bicicleta e caminhadas, bem como rodízios de caronas, para experimentar que é possível melhorar a mobilidade urbana. Este modelo promove boas práticas urbanas econômicas, ecológicas, sustentáveis e socialmente mais justas. Em Salvador, 18,7% das pessoas perdem mais de uma hora no trânsito para chegar ao trabalho (Dados: O Globo, 13/09/2015).

Dicas de portais e eventos

Festival da Primavera

Salvador realiza o Festival da Primavera 2015, que acontece nos dias 19 e 20 de setembro no Jardim de Alah. A programação conta com atividades que vão da prática esportiva a apresentações musicais como Arnaldo Antunes, Márcio Mello, Babado Novo e Larissa Luz. Entre as atividades, slackline, pista de skate, Tai Chi Chuan, oficinas de artes circenses, exposições do “Food Truck” e da Feira da Cidade com gastronomia contemporânea. O evento começa às 8h do sábado e termina com um show pirotécnico às 21h do domingo (20).

Primavera dos Museus

O evento criado pelo Instituto Brasileiro de Museus chega à 9ª edição. Além de refletir sobre a Primavera e aspectos transversais, aborda um tema central. A programação de 2015, que vai de 21 a 27 de setembro em vários museus e centros de ciência do Brasil, está disponível neste link: http://www.museus.gov.br/wp-content/uploads/2015/09/Guia_9PM_11set.pdf

Ministério do Meio Ambiente

Portal que reúne dados e agenda de eventos ligados à preservação do meio ambiente (clima, florestas, biodiversidade, recursos hídricos e muitos outros). Acesse em http://www.mma.gov.br